Segurança

Para proteger as suas operações e o futuro dos seus investimentos segurança e transparência são fundamentais.

Nossos Pilares

Performance


A infra-estrutura tecnológica da Ágora tem como uma das suas principais característica a escalabilidade, o que permite ajustar a sua capacidade com o crescimento da demanda sem impactar o desempenho das aplicações.

Disponibilidade


Para garantir a disponibilidade das informações, toda a infra-estrutura tecnológica da Ágora é redundante, permitindo que mesmo em casos de falhas de servidores, energia elétrica, ou telecomunicações os clientes continuem a operar sem qualquer interrupção.

Segurança


A Ágora trata com muita seriedade a segurança de seus sistemas eletrônicos e as informações de seus clientes. Realiza grandes investimentos na infra-estrutura de segurança da informação, visando garantir a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade das informações armazenadas e processadas por seus sistemas.

Privacidade

Privacidade

Termos de uso

Termos de uso

Privacidade


A proteção à privacidade e aos dados dos usuários refletem os valores da Organização Bradesco e reafirmam o seu compromisso com a melhoria contínua da eficácia do processo de proteção de dados.

Acesse aqui as Diretivas de Privacidade dos sites da Organização Bradesco.

Termo de Uso


Toda e qualquer informação contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta da Ágora para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. O propósito é exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

As informações, serviços e produtos oferecidos no site referem-se a esta data, podendo ser alterados, cancelados ou suspensos a qualquer tempo e sem aviso prévio, a critério exclusivo da corretora. A efetivação de qualquer transação ou serviço solicitado pelo cliente está sujeita à aprovação da corretora e à sua conformidade com as “Regras e Parâmetros de Conduta e Atuação” dispostas neste site e com a legislação aplicável ao respectivo produto ou serviço.

Os clientes da corretora, por determinação legal,  só podem transferir recursos para a conta da corretora oriundos de contas correntes bancárias de sua titularidade. Também por determinação legal, a corretora informará à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) toda e qualquer operação e/ou movimentação financeira que configure ou apresente indício de crimes capitulados na Lei nº 9.613 (lavagem de dinheiro). 

 De forma a implementar sua política de controle de risco, a Ágora estabelecerá limites de negociação para os clientes, reservando-se o direito de não acatar ordens, podendo exigir prévio depósito dos títulos a serem vendidos ou, no caso de compra, o prévio depósito de numerário equivalente.

Ao final do processo de cadastramento, o cliente receberá seus dados de login no Portal (nome de usuário e senha). Para iniciar suas negociações, o cliente deverá acessar Minha Conta > Cadastro e Senha e criar sua assinatura eletrônica, também de uso pessoal e intransferível. A senha e a assinatura eletrônica valem como assinatura digital para qualquer transação efetuada, podendo a corretora, a qualquer momento, bloqueá-la quando julgar seu uso irregular.


 Bloqueio de Conteúdo

A Ágora reserva-se o direito de bloquear o acesso a determinados conteúdos de seu portal, tais como relatórios de research, ferramentas de análise, Ágora TV, dentro outros, na hipótese do Cliente estar com sua conta inativa na Corretora, de acordo com os seguintes critérios:

a) sem posição de custódia em renda variável, Tesouro Direto, Clubes de Investimento ou Fundos de Investimentos a pelo menos 3 (três);

b) não ter executado nenhuma orden por intermédio da Ágora a pelo menos 3 (três) meses;

c) possuir depósito em conta em montante inferior ao valor mínimo para manutenção da conta, o qual encontra-se disponível em valores para operar;

O Cliente que tiver o conteúdo restrito em virtude da inatividade de sua conta continuará podendo acessar o site para reiniciar suas operações, realizar atualizações cadastrais, consultar saldos e solicitar retiradas.


 Regras do Home Broker

O Home Broker da Ágora utiliza recursos avançados de segurança eletrônica, que garantem a integridade e o sigilo das informações transferidas via Internet.

Atenção! Em conformidade com as melhores práticas de segurança da informação, após 10 minutos de inatividade no Home Broker, será necessário informar novamente a sua assinatura eletrônica para operar.

Caso nenhuma movimentação seja realizada no aplicativo durante 1 minuto, a ferramenta entrará no modo de standby. Neste modo, os dados são atualizados apenas de um em um minuto.

Por questões de segurança, a sessão do Home Broker é automaticamente encerrada durante a madrugada (05h) ou quando houver necessidade. Já o Portal Ágora está programado para fazer time-out de sua conexão a cada 20 minutos sem que ocorra nenhuma movimentação. Para voltar a utilizar o Home Broker ou acessar o Portal, insira novamente o seu login e senha.

Outros procedimentos

Gestão da Continuidade dos Negócios

Atenta à continuidade dos seus negócios, a Ágora desenvolveu um planejamento especifico que define todas as estratégias da Corretora em relação à ocorrência de desastres naturais ou incidentes decorrente de ameaças, vulnerabilidades e riscos a que a empresa está exposta e que afetem os seus principais processos de negócios.

O Plano de Continuidade de Negócios da Corretora é de vital importância para que a Ágora possa cumprir os compromissos assumidos junto aos clientes, independentemente de possíveis interrupções em seus processos de negócios.
 

Segurança da Informação

Ciente dos riscos de perdas financeiras ocasionadas por disseminação de vírus, acessos indevidos, vazamento de informações e outros problemas que tornam vulnerável o sistema informacional das corporações, a Ágora criou função específica para tratar de Segurança da Informação. O ambiente de segurança da informação na Corretora baseia-se na conscientização dos colaboradores para a adoção de melhores práticas de segurança.

Gestão de Riscos

A Ágora considera estratégico o gerenciamento de riscos para o sucesso dos negócios, otimização de capital e seleção de melhores oportunidades de investimentos. Por esse motivo, se mantém comprometida com os processos de formalização, definição de estratégias e políticas de controle de risco com o objetivo de assegurar a boa saúde financeira dos clientes, mantendo-se resguardada a solidez da instituição.

A estrutura organizacional da Corretora é formada por profissionais dedicados integralmente à gestão de riscos e com reporte direto à alta administração, sendo segregada das áreas de negócios. A gestão integrada de riscos subdivide-se em três frentes:

  • Risco de crédito e de liquidação;
  • Riscos financeiros relacionados ao risco de mercado e de liquidez;
  • Riscos operacionais e legais.

Para gerenciar adequadamente os riscos, o Departamento de Risco conta com uma estrutura independente e focada nos seguintes objetivos:

  • Acompanhamento e monitoramento em tempo real das operações realizadas pelos clientes e a respectiva exposição;
  •  Divulgação diária dos riscos globais para os acionistas, garantindo adequação às normas e limites internos e dos órgãos reguladores;
  •  Intervenção de forma ativa e autônoma para a mitigação dos riscos, proporcionando uma exposição total ao risco muito reduzida quando comparada ao capital da Instituição;
  •  Disponibilização de material informativo relacionado a riscos, simuladores e chats on line para melhor orientação do cliente;
  •  Desenvolvimento e estudo contínuo de novas aplicações, modelos estatísticos e modelagem científica de ponta a fim de aprimorar cada vez mais a análise das operações.


Através destas ações, o Departamento preserva a solidez, garante mais versatilidade, velocidade e agilidade nos processos decisórios e proporciona mais segurança na análise de continuidade dos negócios da Instituição.

Na gestão de risco operacional, o Risco atua em parceria com o Departamento de Compliance com os seguintes objetivos:

  • Identificar, mensurar, mitigar e gerir as falhas decorrentes de processos, sistemas, pessoas e eventos externos, através de controles internos mais eficazes;
  •  Implementar e otimizar os controles operacionais da Corretora visando evitar perdas financeiras.

Controles Internos

Em observância dos padrões de controles internos adotados mundialmente e das normas internas da Corretora, a Ágora busca continuamente o aprimoramento das metodologias e ferramentas de controle e as avaliações de riscos nos processos organizacionais. 

A Corretora dispõe de estrutura de Controles Internos que atua com foco em:

  • Definição e avaliação dos métodos e ferramentas de controle das áreas, fornecendo suporte para a correção de inconsistências, por meio de projetos e planos de ação;
  •  Atuação de forma pró-ativa, com idéias e sugestões, na concepção de melhorias em todas as atividades da Corretora. 

A Ágora possui os selos conferidos pelo Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&F, que evidenciam a excelência e qualidade dos processos internos da Corretora, em âmbitos operacional e administrativo.

Compliance

O termo Compliance, originário do verbo inglês to comply, significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos internos e dos órgãos reguladores. 

Dentre as suas principais atividades estão a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, a formulação de regras internas que visem à criação de ambiente de controle adequado e de acordo com as melhores práticas do mercado e a verificação da adequação da Corretora às regras internas e dos órgãos reguladores.

Posicionando-se como parceiro de todos os Departamentos, os colaboradores do Compliance atuam como consultores exclusivos das várias frentes da Corretora, auxiliando na superação das dificuldades do dia-a-dia, orientando na prevenção de problemas e colaborando para o sucesso de cada novo projeto, desde o seu início.
 
A estrutura do Departamento foca-se nos seguintes macro-objetivos:

  • Realizar testes de conformidade, auxiliando as linhas de negócios na análise das suas estruturas, produtos e serviços, a fim de alinhá-las com as diretrizes legais e regulatórias e com as políticas e normas internas;
  •  Criar mecanismos de controle para minimizar o risco de envolvimento em operações de lavagem de dinheiro;
  •  Monitorar conflitos de interesses que possam afetar as metas da Instituição;
  •  Opinar sobre a estruturação de novas operações e produtos;
  • Formular e implantar as regras internas da Corretora.

Negócios com Pessoas Vinculadas

A Ágora Corretora informa abaixo a relação entre o volume de negócios com atuação de Pessoas Vinculadas* e o volume total de negócios da corretora:
 
Confira aqui o Relatório atual.

(*) Serão consideradas Pessoas Vinculadas:

(i) os administradores, empregados, operadores e prepostos da Corretora;
(ii) os agentes autônomos; (iii) demais profissionais que mantenham, com a Corretora, contrato de prestação de serviços diretamente relacionados à atividade de intermediação;
(iv) sócios ou acionistas da Corretora, pessoas físicas;
(v) os sócios, acionistas, e sociedades controladas direta ou indiretamente pela Corretora, pessoas jurídicas, excetuadas as instituições financeiras e as instituições a elas equiparadas;
(vi) cônjuge ou companheiro e filhos menores das pessoas mencionadas nos incisos “i” a “iv”.

A Ágora não opera carteira própria e estão disponibilizadas as operações e ordens realizadas apenas por pessoas vinculadas à Corretora.