Ágora - Portal Transacional

O Home Broker e a Mesa de Operações

Como falamos no artigo "A importância da Corretora", a Corretora de Valores é a responsável pela mediação entre o investidor e a Bolsa de Valores. É através dela que você tem todo o apoio para entender o funcionamento do mercado, realizar investimentos e enviar suas ordens de compra ou venda de ações.

 

O disparo dessa ordem pode ocorrer de duas maneiras: pelo sistema conhecido como Home Broker ou pela Mesa de Operações.

 

O que é o Home Broker?

É uma ferramenta de negociação online onde você envia a ordem diretamente pela internet, através do site da sua corretora. Uma das principais vantagens de operar por essa ferramenta é a rapidez e a praticidade, pois você pode acessar do trabalho, de casa ou de qualquer outro lugar que tenha acesso à internet. Veja aqui informações detalhadas sobre um Home Broker.

 

E a Mesa de Operações?

A Mesa é uma opção para quem não quer operar sozinho. Você liga para a corretora e os operadores podem auxiliá-lo na escolha da melhor estratégia, avaliar os riscos e executar suas ordens de compra e venda. Conheça aqui todas as características da Mesa de Operações.

 

Independente de qual forma você negociar, será cobrada uma taxa de Corretagem sobre suas operações. Essa taxa nada mais é que um valor pago à Corretora por realizar o envio da sua ordem.

 

As taxas são divididas em Fixa e Variável:

Corretagem Fixa

Na taxa de Corretagem Fixa, as corretoras estipulam um preço percentual único para cada compra e para cada venda realizada. Será sempre o mesmo valor, independente de quanto for movimentado. A Corretagem Fixa é mais utilizada pelas Corretoras para operações realizadas pelo Home Broker.

 

Corretagem Variável

Já na Variável a taxa cobrada irá alterar conforme o montante negociado. Quanto maior for o valor negociado, maior será a corretagem. Normalmente, as Corretoras utilizam esse tipo de corretagem para as operações feitas através da Mesa de Operações.

 

E qual é a melhor?

Essa decisão dependerá do seu perfil e dos seus investimentos. Para quem está iniciando no mercado de ações e ainda está inseguro, a Mesa de Operações é mais indicada, pois conta com o auxílio de um profissional para realizar a negociação. Mas, se você quer independência no envio das ordens, o Home Broker é a ferramenta ideal.

 

Já em relação à taxa de corretagem, será preciso avaliar o montante que você possui para investir para depois decidir qual o canal será mais vantajoso. Além disso, existem operações exclusivas que só podem ser realizadas por um determinado canal. Portanto, é importante que você entre em contato com a Corretora para saber todos os detalhes do que ela oferece.

 

Equipe Ágora